28 jul Além dos mecanismos tradicionais: a comunicação como ferramenta da gestão
Por Jaqueline Pimentel
Há muito tempo a gestão das empresas deixou de ser uma atividade fechada, restrita e sem a intervenção exclusiva de áreas de atuação que estão diretamente ligadas à contabilidade, administração, produção industrial, vendas e compliance. Hoje, mais do que nunca, a frase do velho guerreiro Chacrinha serve para ilustrar uma realidade que chama atenção aos olhos de quem quer fazer uma administração moderna, bem-sucedida e eficaz: quem não se comunica, se trumbica.
Os processos administrativos e financeiros, a chamada gestão, nem sempre dependem de publicidade, divulgação na mídia, comunicação interna e assessoria de imprensa. Porém, a circulação da informação correta, que chegue ao destinatário correto, dentro de uma empresa e no mercado, é crucial para as corporações que desejam alçar voos mais altos. Afinal, qual empresa hoje consegue alcançar objetivos realmente ambiciosos sem envolver sua força de trabalho e um diálogo sadio com seus clientes? E como fazer circular a informação internamente de maneira satisfatória, sem um planejamento de comunicação? Impossível!
Para citar um dos muitos exemplos práticos possíveis, vamos pensar em um hospital que busca acreditação de qualidade, um objetivo importante, especialmente para aqueles que desejam ser fortes no mercado. A certificação de qualidade é equivalente aos selos de excelência em processos gerenciais. Para alcançar este tipo de acreditação, é preciso envolver a força de trabalho e os mais diversos setores em uma mesma articulação, tornar o objetivo claro e compreensível e mostrar o benefício desse tipo de conquista para todos, já que ajuda a construir uma instituição mais respeitada, reconhecida e valorizada diante do mercado. A comunicação é a principal ferramenta para agregar os mais diversos atores que compõem uma engrenagem corporativa. No caso do exemplo citado, falamos da comunicação interna. Quando o objetivo está voltado para a construção da imagem fora, no mercado, precisamos da comunicação externa. Publicidade, assessoria de imprensa, ações de mercado que dialoguem com o público externo: clientes, fornecedores e sociedade civil. De toda forma, trabalhar em sintonia com o público interno também contribui para esse objetivo.
No âmbito da importância da comunicação interna para a gestão corporativa, é fundamental frisar que ela vai muito além de jornais e revistas institucionais, quadros de avisos, comunicados frios e intranet. Deve-se usar a criatividade, promover ações em grupo, eventos, distribuir a mensagem em locais de circulação comum, em meios eletrônicos, através de ações que promovam atividades culturais, rodas de conversa, sempre com criatividade. O que, aliás, ajuda a fazer mais com menos recursos financeiros. Engajar, envolver, trazer as pessoas para dentro do compromisso de tornar uma empresa melhor, mais produtiva, é mostrar que os benefícios são para todos e realmente se preocupar em gerar esses benefícios em equipe. A comunicação ajuda as pessoas a compreender e alcançar objetivos comuns. Nada mais eficaz do que trabalhar a informação em uma corporação para mobilizar pessoas em busca de um objetivo comum, fazendo as pessoas se enxergarem como partes fundamentais na concretização de algo.
O papel das estratégias de comunicação institucional está em conscientizar, mobilizar, informar e agregar. É tão importante quanto a construção da imagem pública de uma empresa no mercado. Quem não entende a importância da sensação de pertencimento e compromisso daqueles que estão diariamente fazendo a roda da produção girar, pensando, trabalhando, realizando, não consegue alcançar objetivos sólidos, seja qual for o seu ramo de atuação.
Por fim, fica a mensagem clara de que não existe empresa de uma pessoa só. Mas existem muitas pessoas construindo grandes empresas, todos os dias. Respeitar e valorizar o trabalhador, mantendo-o informado do que está acontecendo e de sua importância para as realizações dentro de uma estrutura corporativa, é a chave para o sucesso e a evolução. A comunicação é a força motriz desse engajamento. Uma imagem construída de dentro para fora de uma empresa é real, mostra credibilidade, traz segurança e respeito dos clientes, consumidores e da sociedade. Daí a importância da comunicação corporativa na gestão empresarial.
No Comments